terça-feira, 23 de março de 2010

Cidade conta com 60 quilômetros de vias para bicicletas


Sorocaba tem segunda maior rede do País e pedalar já virou hábito entre os moradores, é possível ir de bicicleta da zona sul à norte sem sair das pistas, que têm calçamento com pintura vermelha, sinalização, iluminação e paisagismo. A sólida Monark sem marchas do promotor de vendas Ricardo Lopes, que já tinha sido aposentada, voltou à ativa. Lopes integra um grupo de ciclistas que se tornou usuário assíduo da malha de ciclovias de Sorocaba, a 92 km de São Paulo. Duas vezes por semana, eles se reúnem para passear de bicicleta. A cidade tem a segunda maior rede de ciclovias do País, com 60 quilômetros, perdendo apenas para o Rio.

Como comparação, a capital paulista tem 50 quilômetros – quase metade, porém, em parques.


Andar de bicicleta nunca foi uma tradição de Sorocaba, uma cidade com 300 mil veículos – um para cada dois habitantes. A topografia urbana irregular também parecia não colaborar. Bastou o poder público investir na construção de ciclovias para ocorrer uma pequena revolução. De repente, as 190 mil bicicletas que existem na cidade começaram a ser vistas na rua. Muitas delas, como a de Lopes, estavam enferrujando por falta de uso.

O interesse dos moradores levou a prefeitura a lançar um plano cicloviário que prevê, até 2012, 100 quilômetros de vias exclusivas para bicicleta. “O projeto traz um conceito de qualidade de vida e mobilidade urbana, pois garante segurança aos ciclistas, além de ser uma opção econômica e não poluente”, diz Renato Gianolla, da empresa municipal de trânsito e transportes.

As ciclovias já interligam quase toda a cidade. É possível ir da zona sul à zona norte sem sair das pistas com calçamento de pintura vermelha, sinalização, calçadas para caminhadas, iluminação e paisagismo. O percurso mais procurado sai da Avenida Santa Cruz, na zona oeste, passa pela sul, margeia o Rio Sorocaba, corta a região leste e termina na norte: 18 quilômetros. Pode-se fechar o anel pelo contorno do aeroporto e bairro Wanel Ville, retornando ao ponto inicial.

A prefeitura está instalando 40 paraciclos, pontos de estacionamento, cada um com capacidade para 12 bicicletas. O projeto prevê a criação de bicicletários com serviços de apoio aos usuários e dispositivos para facilitar a integração do sistema com o transporte coletivo. O primeiro, com 60 unidades, já funciona no Terminal Santo Antonio. Nesses locais será possível alugar bicicletas por uma taxa.

A prefeitura também criou programas como o Pedala Sorocaba, que reune, aos domingos, até mil ciclistas. Há ainda uma versão noturna do passeio.

Mais informações no http://frogfoot.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário