terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Em Belém o ciclista não é bem-vindo


Para um ciclista entrar na cidade de Belém é preciso enfrentar um dos circuitos mais arriscados do país, a BR 316, com direito a acostamento sujo, esburacado, taxistas mal educados, furgões clandestinos transportando passageiros, ónibus hostis, moto-taxis impacientes e veículos particulares em alta velocidade. E com tudo isso, mesmo não existindo espaços destinados ao trafego de bicicletas, milhares de ciclistas se aventuram a trafegar pelas margens das pistas, sem respeito a sua integridade física e aos seus direitos de usar o seu veículo.



No trecho da BR 316 entre Ananindeua e o Entroncamento, o trafego de veículo e pedestres é intenso, uma ciclovia está em construção a mais de 10 meses, o que provoca transtornos ainda maiores. Ao chegar no entroncamento deparamos com um túnel e uma rotatória suicida, o ciclista tem que ter muita habilidade e muito sangue frio para passar por esta "prova". Desenhamos até uma rota mais segura para os ciclistas que inevitavelmente tenham que passar pela rotatória do entroncamento. (ver foto)


Já o ciclista que vier de Icoaraci passando pela inacabável obra da ciclofaixa da Av. Augusto Montenegro, com intenção de ir para São Brás, tem que enfrentar o funil da rotatória para chegar do outro lado.




Outro problema da chegada em Belém, depois que as bicicletas conseguem passar pelo entroncamento, é que a tal "ciclovia" da Av. Almirante Barroso, por ser cercada, não dá acesso as transversais, e o pior de tudo é quando chega ao bairro de São Brás, a "ciclovia" termina, simples assim, não existe qualquer sinalização, não existe um terminal, um bicicletário municipal, ou coisa parecida.




A outra opção, para quem prefere pedalar em ciclofaixas, é a da João Paulo II, com aproximadamente 5Km em cada lado, onde o ciclista divide com carros estacionados, pedestres, pedras e cascas de coco jogadas na pista. Vale salientar que essas faixas destinadas a circulação de bicicletas, não tiveram sua continuidade com a nova pavimentação da avenida. Em toda a cidade, as poucas vias, próprias ao trafego de ciclistas, não são interligadas.

Enquanto em Belém os ciclistas não tiverem seu direitos respeitados, vai ser difícil cobrar qualquer postura responsável ou legal por parte dos que pedalam nas ruas.




5 comentários:

  1. Muito bom o diagnóstico!!! você tem o mapa cicloviário da cidade? para eu ter o conhecimento das ciclovias existentes?

    ResponderExcluir
  2. Um ano e meio e nada mudou. Agora estou me aventurando a andar de bicicleta por Belém. Gostaria muito de poder ir até a UFPA, mas não tenho coragem.

    Acho que deveria haver políticas públicas para desestimular o trânsito de carros e aumentar os espaços para os ciclistas.

    ResponderExcluir
  3. tenho um amigo que é ciclista e vai e volta pro trabalho todos os dias vindo do medici á marques com a lomas e vice versa e morro de preocupação com a integridade físeca dele, não so por ser amiga dele, mas principalmente por nem imaginar viver sem ele caso aconteça um acidente.

    ResponderExcluir
  4. Em Belem ainda existem outras areas pra cicilistas muito ruins:
    - a ciclovia da Marques de Herval e de Mosqueiro q alagam quando chove, a de Mosqueiro ainda vive cheia de areia;
    - A ciclofaixa da Doca q é estacionamento a noite e nao tem area para fazer curva;
    - A da augusto montenegro que numa parte é ciclofaixa e em outro treixo é uma ciclovia q nunca fica pronta...

    ResponderExcluir
  5. E desde o início da criação destas vias até hoje tudo continua na mesma sem alteração, esses ciclovias aí até que são bonitinhas, vocês precisam conhecer a ciclovia da Augusto Montenegro até Icoarací, é muita lama e lixo em quase toda extensão são poucos os trechos que estão limpos, e as vezes nem existe sinalização....., Essas fotos aí são bem antes dos novos elevados, os governantes tiveram a oportunidade de dar essa forra, mas parece que eles tomaram sopa de cabeça de camarão....NÃO ESQUEÇAM QUE AS ELEIÇÕES VEM AI, VAMOS VOTAR DIREITO PARA QUEM SABE MELHORAR ISSO AI............

    ResponderExcluir