terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Fatores Objetivos para Construção de Ciclovias

Ciclofaixa em Abaetetuba- Pa

Ciclovia de Copenhague - Dinamarca

A relação entre velocidade dos automóveis e intensidade do tráfego é decisiva para determinar que infra-estrutura se deve adotar para as bicicletas.

Uma avaliação criteriosa pode indicar se as condições atuais precisam sofrer pequenas modificações para que os ciclistas compartilhem a rua com automóveis, ou se uma ciclovia precisa ser implantada. Reduzir a velocidade dos veículos e o volume de tráfego são elementos mais importantes no planejamento de rotas para ciclistas.

Medir o fluxo e a velocidade dos automóveis é a primeira etapa na avaliação da necessidade de segregação, e deve ser complementada por um estudo mais amplo dos fatores locais.

A Transporte Ativo disponibiliza agora, em português, este gráfico clássico, apresentado pela primeira vez no documento “Sign Up for the Bike” editado pela CROW, na Holanda, em 1993.

A primeira vista, pode parecer complicado, mas é bastante simples, nossas vias precisam ter menos pontos vermelhos, com alta velocidade e/ou fluxo de motorizados, e manter-se mais dentro da parte azul clara do gráfico onde é seguro que ciclistas e motorizados compartilharem a via. Nas situações intermediárias de quantidade e velocidade dos motorizados, uma ciclofaixa pode ajudar.

Baixe o PDF aqui.

Fonte: http://blog.transporteativo.org.br/

Um comentário:

  1. Se o fluxo de um determinado tipo de veículos for significativamente mais alto é melhor segregar as vias de circulação ao invés de dar margem a acidentes. É melhor garantir uma mureta de 30cm de espessura que achar que os motoristas vão passar a uma distância 5 vezes maior dos ciclistas, embora as ciclofaixas possam ter um custo/benefício favorável. Eu cheguei a morar em Florianópolis e usava regularmente a principal ciclovia, que passa do lado de uma das avenidas mais movimentadas e de maior velocidade de lá, e a ciclovia é separada por um canteiro (que recebeu um guard rail depois do acidente que causou a morte do futebolista Mahicon Librelato quando ele errou a tomada de uma curva e caiu no mar com a caminhonete que ele dirigia).

    ResponderExcluir